quarta-feira, 15 de maio de 2013

Reactor Nuclear Japonês em cima de falha sísmica


Na sequência de questões colocadas no Trabalho Final sobre as Vantagens e Desvantagens: Energia Nuclearnuma das quais se faz referência a uma possível fuga num reactor da Central Nuclear de Fukushima (Japão) considerei importante realçar uma outra notícia publicada no Jornal PUBLICO, também a propósito da temática.





De acordo com a mesma, um dos dois reactores da central nuclear de Tsuruga, na costa ocidental do Japão, está sobre uma falha geológica activa e por isso, deverá ser encerrado definitivamente. 


Nesse contexto, a indústria nuclear civil está a ser alvo de uma revisão de segurança, depois de o acidente da central de Fukushima ter revelado que havia uma grande falta de vigilância no sector (questão igualmente abordada no trabalho supra referido). 
Ao que parece, a falha sob a qual se encontra a referida central nuclear está activa, e alguns cientistas chegam a afirmar ter sido "um milagre" nunca ter entrado em actividade causando danos catastróficos, tendo outros cientistas e geólogos sugerido  à nova Autoridade de Regulação da Energia Atómica japonesa que não permita que seja reactivado o reactor experimental de Monju. Há também suspeitas de que este reactor esteja situado sobre falhas geológicas activas e que exista o perigo de terramotos, tal como em Tsuruga.


No entanto,  a Japan Atomic Power (empresa exploradora da central), acusou os cientistas de serem preconceituosos:

 “Lamentamos profundamente que tivessem chegado a essa conclusão, que nos é impossível de aceitar. Pedimos à comissão de peritos que cheguem a uma conclusão diferente depois de reverem os dados existentes com um ponto de vista neutro e uma discussão com base estritamente científica.”


Os cinco peritos da comissão de sismólogos que emitiu a sua opinião consideram que a operadora da central de Monju, a Agência de Energia Atómica do Japão, não tem capacidade para garantir de forma suficiente a segurança e que apesar das lições aprendidas após o acidente de Fukushima, a cultura da segurança ainda é insuficiente no Japão.



Mónica Lopes
Nº16794
Subturma 3




Sem comentários:

Enviar um comentário