sábado, 18 de maio de 2013

Investimento de 100 milhões direccionado para a protecção da linha costeira, apesar da crise.

 
Apesar do semestre já estar a chegar ao vim, tempo ainda para colocar mais um post, desta vez relativo ao investimento do Governo na defesa e valorização da nossa costa para o próximo ano.
 
O secretário de Estado adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional anunciou no passado dia 15 de Março o lançamento do maior pacote de investimentos de sempre na protecção da orla costeira, na ordem dos 100 milhões de euros.
O pacote abrange todas as regiões do litoral do continente e tem como principais objectivos o combate à erosão e a valorização da linha da costa. Ao todo reúne um conjunto de dez projectos de investimento, no valor global de 106 milhões de euros, resultantes da reprogramação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), ao abrigo do Fundo de Coesão.
 
Estabelecendo um paralelo com um post que coloquei aqui anteriormente, cumpre referir que, do valor global do investimento, 23 milhões de euros estão previstos espeficiamente para a protecção da zona costeira e lagunar da ria de Aveiro.
 
Por fim, nota ainda para uma aparente mudança de paradigma por parte do Estado português, que, ao iniciar um novo ciclo de fundos estruturais, parece preparar-se para investir num novo padrão de políticas e de instrumentos de desenvolvimento económico e de valorização territorial, numa altura em que a situação do país reclama por uma mudança e por apostas mais estratégicas e sustentáveis.
 
 
Filipe Valentim Ramos, nº 18136

Sem comentários:

Enviar um comentário