sexta-feira, 29 de março de 2013

“Pulmão Verde Perde a Sua Cor”

Aqui fica uma notícia que achei relevante sobre o desmantelamento da floresta Amazónica, o nosso Pulmão Verde: http://noticias.portalbraganca.com.br/meio-ambiente/meio-ambiente-alertas-de-desmatamento-na-amazonia-legal-sobem-26-em-seis-meses.php
Numa sociedade global de frágeis equilíbrios com a natureza, com base num princípio de aproveitamento racional e sustentado dos recursos ambientais, é preciso sempre muito cuidado para não deixar os pratos da balança pender demais para um dos lados.      
Embora não seja uma notícia portuguesa, me parece que por tratar de um bem que é de todos, é uma notícia apropriada para um blog de Direito do Ambiente, porque nem o Direito nem o Ambiente acabam na fronteira, são preocupações e problemas globais, e assim tem de ser vistos e resolvidos.
Um caso de aproveitamento nefasto dos recursos ambientais é sempre de notar, mas as boas notícias também são de notar, melhores sistemas de alerta e controlo, mais acções de fiscalização e apreensão. O Brasil tem feito grandes avanços na protecção do Ambiente, criando sistemas de vigilância e legislação mais adequada aos problemas de abate ilegal de partes da floresta Amazónica.
O equilíbrio nunca será perfeito, mas poderemos sempre tentar fazer melhor. Para que possamos continuar a honrar a solidariedade que temos de ter para com as futuras gerações de habitantes deste nosso planeta.

Rafael José Esteves Atalaio, número de aluno 19819

Sem comentários:

Enviar um comentário