quarta-feira, 20 de março de 2013

"Desenvolvimento Sustentável"


Indo iniciar-se o debate em aula prática sobre o que significa e qual o alcance de “desenvolvimento sustentável” recordei uma critica que lera nas Revista Evasões, na secção mais inusitada, sobre a sustentabilidade, o qual transcrevo em parte, por considerá-la de grande interesse para as aulas.
  
“No imenso cortejo que todos os dias desfila à nossa porta, abundam os carros alegóricos que levam na proa a bandeira da sustentabilidade. A palavra está gasta e entrou no jargão político como faca quente na manteiga sem que se lhe percebesse verdadeiramente o significado. E no entanto é o reduto que nos resta para termos uma ideia do que devemos fazer para o mundo que temos à nossa guarda se torne melhor por nossa intervenção. Aliás, a definição formal de desenvolvimento sustentável é o conjunto de estratégias, políticas e acções que garantem que a próxima geração vai usufruir de um mundo pelo menos tão bom quanto aquele que nos foi proporcionado. É o resumo do que preconiza o World Business Council for Sustainble Development, nas vertentes ambiental, económica e social. Todas as três têm de ser levadas em simultâneo, e falar de sustentabilidade é sempre falar do futuro. Vem daí a parangona do “desenvolvimento sustentável”. O mundo enfrenta uma crise grande que frequentemente o vector económico nos impede de avaliar e analisar com a frieza necessária. Desde o importante aspecto da escassez de recursos e bens até ao gravíssimo problema da fome no mundo- o que o homem ainda não conseguiu resolver-, é mais do que tempo de estabelecer compromissos razoáveis e fundadores para o caminho dê sinais de eficácia.(...)”

O artigo continua (pagina 80 e 81 do nº179 da Revista Evasões de Março), com bastante graça, pelo mundo da cozinha Portuguesa (Cozinha e sustentabilidade), ou não fosse o seu autor, Fernando Melo, crítico de vinhos e comida.
Daqui se retira que os temas ambientais e preocupações relacionadas nos chegam de todas as formas e nos mais diversos temas. É uma preocupação transversal que ocupa o imaginário e pensamento do ser humano, nomeadamente do Homem Português.

Ana Maria Veiga de Macedo Guedes Cardoso, nº16478

Sem comentários:

Enviar um comentário